Boas Vindas

 Caros Professores, Investigadores e Alunos,

  As XIX Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto realizar-se-ão pela primeira vez no Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA, de 8 a 10 de novembro de 2018. Aqui, no campus de excelência de uma das mais jovens instituições politécnicas privadas do País, terá lugar o mais importante evento científico nacional da Psicologia do Desporto.
As Jornadas, subordinadas ao tema "Investigação e prática em sintonia", contarão com a presença de destacados investigadores nacionais e internacionais nesta área multidisciplinar. Acolher e promover este evento, em estreita e ativa parceria com a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto e a Associação de Psicologia do Desporto Andalusa, constitui para nós, IPMAIA, um enorme motivo de satisfação.
Prof. Doutor Célio Sousa
Presidente do Instituto Politécnico da Maia.
As redes de relacionamentos envolvidas neste importante evento constituem uma excelente metáfora do processo científico de pendor aplicado. O conhecimento científico cria-se com outros, e não apenas para os outros! E o conhecimento que não se partilha e debate entre pares, inevitavelmente atrofia. Acrescentar camadas de entendimento ao conhecimento existente, expondo-o ao escrutínio informado e construtivo, ao invés de apenas reproduzir o conhecimento criado por outros, constitui uma das mais importantes missões do ensino superior de qualidade.
 A Psicologia do Desporto tem uma importância central e transversal na formação em Ciências do Desporto. No IPMAIA, os alunos dos cursos de Treino Desportivo (1º Ciclo) e de Treino Desportivo de Jovens (CTeSP), por exemplo, cedo o constatam, através do seu envolvimento em projetos de investigação aplicada junto de clubes e associações desportivas, procurando assim contribuir para a otimização de dinâmicas, processos e performances.
Acolher no nosso campus investigadores, professores, alunos, profissionais, técnicos, e praticantes de desporto, oriundos de diferentes contextos, latitudes geográficas, e escolas de pensamento, com diferentes ângulos de visão conceptual e empírica, constitui um privilégio e uma oportunidade ímpares a vários níveis. Tal permitirá uma viagem esclarecida e estimulante a novos modelos de entendimento, a olhares cruzados sobre inesgotáveis desafios emocionais e motivacionais, individuais e/ou coletivos, que contextos desportivos de competição e de superação psicofísica colocam a atletas de diferentes idades e modalidades nas suas múltiplas etapas e interações (ex. atleta-atleta, atleta-treinador ou atleta-família). Como tal, afiguram-se indispensáveis para melhor compreender a complexidade dos atletas nas suas circunstâncias.
Acolher, organizar, dinamizar e promover estas Jornadas permitirá ainda contribuir de forma estruturada para reforçar e dar visibilidade a uma outra indissociável díade: Investigação e Prática, que se consubstancia em relevância societal. A Sintonia que dá mote a este evento entronca, por isso, na génese identitária deste Instituto: aproximar Conhecimento da sua Aplicação.
Contamos convosco nesta fascinante viagem!
O IPMAIA tem as suas portas abertas para o receber!
Ler mais...
 Estimados Colegas, Caros Amigos,

 Este ano as Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD) são realizadas na Maia, nos dias 8-10 de novembro. Sendo este o último ano do mandato da atual direção da SPPD, é com redobrado entusiasmo que o convidamos a participar neste intenso evento científico, que terá lugar no Campus Académico da Maiêutica.
O anfitrião é o IPMAIA, que em parceria com a SPPD e ainda com a Associação de Psicologia do Desporto Andalusa, realizam estas jornadas científicas sob o título “Investigação e prática em sintonia”.
Prof. Doutor Duarte Araújo
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
Nas ciências do desporto, em geral, e na psicologia do desporto, em particular, teoria e prática são inseparáveis. Ficou famosa a frase do psicólogo Kurt Lewin, quando em 1943 referia que não há nada mais prático que uma boa teoria. A prática gera questões que podem ser investigadas. Os resultados das várias investigações permitem formular teorias sobre os fenómenos psicológicos, as quais geram novas investigações e novas práticas, numa circularidade enriquecedora para prática, investigação e teoria. Neste sentido, psicologia, neurociências, biologia, teoria e metodologia do treino, engenharia, sociologia do desporto e do exercício, podem reforçar as suas ligações para a melhoria do desempenho e para a promoção da saúde.
As jornadas destinam-se aos treinadores de todos os níveis de prática, aos profissionais de fitness, aos professores de Educação Física, aos psicólogos, aos neurocientistas e investigadores do movimento humano, aos atletas e praticantes de exercício e, em geral, a todos os interessados em desporto e exercício. Os participantes de Portugal ou Espanha, com o sem comunicação na respectiva língua, são todos bem-vindos, fomentando a facilidade de compreensão linguística que temos entre povos ibéricos.
Com o objetivo de promover a excelência na investigação em psicologia do desporto por parte de jovens investigadores, o Prémio António Paula Brito, é um importante aliciante destas jornadas. Este prémio está orientado para os jovens que estão a investigar em Psicologia do Desporto. Para este fim é criada a oportunidade dos jovens investigadores apresentarem e discutirem os seus trabalhos, contando com o suporte dos investigadores e académicos seniores, criando e facilitando as condições para o desenvolvimento, formal ou informal, de sinergias e de uma rede de contactos.
Contamos com a presença de todos vós neste evento, que conta com a participação de investigadores de excelência na área da Psicologia do Desporto, nacionais e internacionais, acreditando poder contribuir para um momento de intenso de formação, de debate e de convívio científico.
Vemo-nos na Maia! 
Ler mais...